Fachadas com brises em prédios comerciais agregam estilo e economia

O uso de fachadas com brises em seu escritório é uma forma de aliar estética na parte externa com a praticidade de ter menor incidência do sol no interior da empresa. Assim, isso garante um ambiente com maior conforto e contribui para a produtividade dos funcionários.

Crédito: Divulgação

Os brises horizontais e verticais em fachadas de prédios comerciais ajudam a dar um ar arrojado a projetos arquitetônicos, além de garantir economia. Em alguns projetos pode ser instaladas em um ponto específico da edificação com o propósito de explorar ao máximo possível a entrada de luz no ambiente.

Dessa forma, veja mais dicas sobre o assunto a seguir. Além disso, tenha em mente que contar com a Refax para ajudá-lo a ter fachadas com brises horizontais faz toda a diferença para você.

Coloque os brises mais adequados

Existem as mais variadas opções de item para fachadas com brises horizontais e verticais. A opção mais adequada depende da localização do imóvel diante da luz solar.

Para fachadas com posições leste e oeste, onde há sol da manhã e o da tarde respectivamente,  recomenda-se a instalação de brises verticais. Já os brises horizontais são utilizados em fachadas norte, que recebem sol durante todo o dia.

Conforto térmico e produtividade de fachadas

A relação entre uma temperatura adequada no ambiente de trabalho e a produtividade mostra que a instalação de brises nas fachadas de prédios comerciais pode ser uma excelente alternativa para aumentar o rendimento.

Conforme estudo publicado na revista especializada Nature Climate Change, o aumento do calor já responde por uma queda de 10% da produtividade nos meses mais quentes do ano em todo mundo. A tendência é de que esse percentual suba para 20% até 2050 e chegue a 60% em 2200.

Estilos de brises em fachadas

Você pode estar buscando um estilo que represente um tom mais sério para a fachada do seu empreendimento. Para locais como para um escritório de advocacia, por exemplo, brises de alumínio de cor mais escura são uma opção.

Nesse segmento, existem as mais variadas alternativas para necessidades diversas. Os modelos podem ser tanto em a alumínio quanto em aço zincado e aluzinc.

Agora, se for o caso de um empreendimento voltado à natureza, como uma floricultura, brises de madeira podem combinar mais com o estilo do negócio. Sendo assim, alguns tipos desse revestimento são feitos madeira de demolição, o que o torna sustentável.

Portanto, sempre tenha em mente que a instalação de brises nas fachadas de prédios comerciais utilizada em favor da valorização da estética do imóvel pode ser um elemento a mais para atrair clientes.

Custo-benefício

Ao avaliar a instalação fachadas com brises horizontais ou verticais, é importante lembrar-se dos passos mais adequados para garantir a melhor relação custo-benefício.

Sendo assim, cada projeto tem uma necessidade diferente, o que influencia no tipo de material escolhido. As opções variam dentre aço, concreto, madeira, tela, vidro, policarbonato, painéis fotovoltaicos e painéis prismáticos.

Mas cada tipo de material que utiliza-se em brises possui peso, a estrutura de fixação, manutenção, limpeza e custo diferentes.

Além disso, a formação das suas lâminas (seja no sentido vertical, horizontal ou misto), a mobilidade (fixa ou móvel) e o acabamento (liso ou perfurado), também devem ser consideradas.

Principais vantagens de fachadas com brises

  • Redução do calor;
  • Economia de energia elétrica;
  • Maior ventilação e visibilidade.

 

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp

Para continuar, resolva a questão abaixo: