Dicas para usar revestimento metálico na decoração

Dicas 13/03/2024

Os revestimentos metálicos têm ganhado cada vez mais espaço na decoração de interiores e exteriores, graças à sua durabilidade, beleza e versatilidade. 

Sejam aplicados em paredes, tetos, fachadas ou outros elementos arquitetônicos, eles trazem um toque de sofisticação e modernidade, além de serem extremamente resistentes e de fácil manutenção.

Neste artigo, vamos explorar o que são os revestimentos metálicos, suas principais vantagens e, principalmente, dicas práticas para incorporá-los de forma criativa e elegante na decoração de sua casa ou escritório. 

O que é um revestimento metálico?

O revestimento metálico é um material de construção versátil e duradouro, composto por chapas ou placas metálicas, geralmente de alumínio ou aço galvanizado. 

Essas placas são projetadas para serem instaladas como um acabamento decorativo em paredes, tetos, fachadas e outros elementos arquitetônicos, tanto em ambientes internos quanto externos.

Vantagens de usar o revestimento metálico

Durabilidade e resistência

Em primeiro lugar, uma das principais vantagens do revestimento metálico é sua alta durabilidade e resistência. 

Os metais utilizados, como o alumínio e o aço galvanizado, são conhecidos por sua robustez e capacidade de suportar condições adversas, como intempéries, umidade e impactos.

Baixa manutenção

Graças à sua natureza resistente, os revestimentos metálicos exigem pouca manutenção ao longo do tempo. 

Eles não precisam ser pintados ou tratados com frequência, mantendo sua aparência impecável por muitos anos.

Versatilidade estética

Os revestimentos metálicos estão disponíveis em uma ampla variedade de cores, texturas e acabamentos, o que os torna extremamente versáteis em termos de design. 

Desde acabamentos brilhantes e lisos até opções perfuradas, há inúmeras possibilidades para complementar diferentes estilos arquitetônicos e decorativos.

Facilidade de limpeza

As superfícies metálicas são fáceis de limpar e manter, pois não absorvem sujeira ou umidade. Basta uma limpeza simples com um pano úmido para mantê-las impecáveis.

Segurança contra incêndios

Os metais são naturalmente resistentes ao fogo, tornando os revestimentos metálicos uma opção segura para ambientes que exigem altos padrões de segurança contra incêndios.

Dicas para usar o revestimento metálico na decoração

1. Destaque uma parede

Uma das formas mais populares de utilizar o revestimento metálico na decoração é destacando uma parede específica no ambiente. 

Você pode optar por revestir uma parede inteira ou apenas uma parte dela, criando um ponto focal impressionante.

2. Revista tetos e sancas

Os revestimentos metálicos também são excelentes opções para tetos e sancas, conferindo um toque de sofisticação e modernidade. 

Você pode escolher placas lisas ou perfuradas, dependendo do efeito desejado.

3. Crie uma atmosfera industrial

Se você aprecia o estilo industrial, os revestimentos metálicos são aliados perfeitos. 

Combine-os com elementos como tijolos aparentes, vigas de aço expostas e mobiliário robusto para criar uma atmosfera autêntica e charmosa.

4. Revestir áreas externas

Os revestimentos metálicos não se limitam apenas aos interiores. 

Eles também podem ser utilizados em áreas externas, como fachadas, pergolados, muros e até mesmo em áreas de lazer ao ar livre, trazendo um toque moderno e resistente.

5. Misture texturas

Para criar um visual ainda mais interessante, experimente combinar o revestimento metálico com outros materiais, como madeira, pedra ou concreto aparente. 

Essa mistura de texturas adiciona profundidade e interesse visual ao espaço.

6. Explore diferentes acabamentos

Não se limite apenas aos acabamentos lisos e brilhantes. 

Existem opções de revestimentos metálicos, perfurados, texturizados e até mesmo com efeitos 3D, que podem trazer um toque único e criativo à sua decoração.

7. Aproveite a iluminação

Os revestimentos metálicos refletem a luz de maneira única, criando efeitos visuais impressionantes. 

Explore diferentes tipos de iluminação, como spots direcionados ou luzes indiretas, para realçar ainda mais a beleza do material.

8. Utilize em detalhes

Por fim, além de revestir grandes áreas, você também pode utilizar o revestimento metálico em detalhes decorativos, como rodapés, molduras ou até mesmo em peças de mobiliário personalizadas.

Por que optar pela Refax

A Refax é especializada na fabricação de revestimentos metálicos de alta qualidade, além de outros produtos como brises e forros metálicos. 

Ao escolher a Refax, você pode contar com uma equipe de profissionais altamente qualificados, que utilizam as mais avançadas tecnologias de produção e matérias-primas selecionadas, como alumínio e aço galvanizado, desenvolvidas de acordo com rigorosas normas de qualidade.

Não deixe de explorar o site refax.com.br para conhecer toda a variedade de revestimentos metálicos oferecidos pela empresa, bem como solicitar orçamentos personalizados e obter mais informações sobre seus produtos e serviços diferenciados!

 

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp

Para continuar, resolva a questão abaixo: