Brises na fachada norte/oeste: quais orientações para posicioná-los?

Dicas 22/07/2020


Atualizado dia 25 de Novembro de 2021

Quando se trata de usar um brise para controlar a incidência de raios solares em determinado ambiente, o posicionamento é uma questão fundamental. Dentro deste contexto, um dos locais mais recomendados para colocar este produto são nas fachadas norte e oeste. Porém, para que cumpram com sua função nestes espaços, é preciso levar em conta algumas considerações. Por isto, veja a seguir algumas dicas de como instalar seus brises nesses pontos com sucesso.

Principais considerações de posicionamento

De forma geral, o direcionamento do sol dentro de um ambiente é bastante específico, tanto no turno da manhã quanto pela tarde. Assim sendo, é preciso levar alguns fatores em conta:

  • Normalmente as fachadas leste e oeste costumam receber sol pela manhã;
  • Já as fachadas norte tem maior incidência de raios solares pela tarde;
  • Porém, se o ambiente em questão está posicionado ao norte, é possível que recebe raios solares de diferentes ângulos durante todo o dia.

Assim sendo, para cada uma destas situações existe um brise que é mais indicado.

Escolhendo o brise certo para você

Levando em consideração as informações acima, agora é hora de seguir alguns passos para escolher e posicionar seu brise corretamente:

  • Onde o sol bate com menos intensidade, como no oeste, brises verticais são as melhores alternativas;
  • Já ao norte, com incidência direta, os brises horizontais garantem mais eficiência;
  • Além disto, também é recomendável que você opte por materiais com melhor custo-benefício. Para tanto considere a área onde o brise será instalado e durante quantas horas do dia o ambiente é utilizado;
  • Por fim, a mesma lógica vale para as opções de brises internos ou externos. A primeira opção é mais recomendada para casas e a segunda para escritórios e lojas.

Agora que você tem informações importantes sobre o posicionamento dos brises em fachadas norte/oeste, vale a pena conferir soluções que podem transformar o seu projeto. Afinal, a Refax é uma empresa especializada em desenvolver modelos de brises metálicos com as mais diferentes especificações, considerando cada detalhe do seu projeto.

Entre em contato com a Refax e solicite um orçamento agora mesmo.

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp

Para continuar, resolva a questão abaixo: