Fachadas com brises: quando usar brises horizontais e verticais?

Dicas 28/04/2021

Hoje vamos falar sobre fachadas com brises horizontais e verticais. Aqui no Brasil usamos o termo brise como forma de abreviação do termo original, brise-soleil que vem originalmente do francês e significa “quebra-sol”. Trata-se de uma invenção creditada ao arquiteto Le Corbusier. Assim, para projetos de fachada que precisam controlar a incidência de raios solares nos ambientes, este item uma ótima escolha.

Aliando conforto térmico, estética, e sustentabilidade, os brises estão cada dia mais presentes em diversas construções. Mas como saber quando usar brises horizontais e verticais na fachada? Hoje vamos entender um pouco mais sobre como escolher o posicionamento desses itens. Afinal de contas, esta é uma questão fundamental para aproveitar melhor esse material.

 Posicionamento das fachadas com brizes horizontais e verticais

Hoje em dia os projetos arquitetônicos são pensados de forma estratégica para dar o melhor uso possível de qualquer material, seja em projetos residenciais ou comerciais. Assim, o brise pode se tornar a solução perfeita para manter uma temperatura agradável e dar um toque especial às fachadas. Mas como saber a posição em que eles devem ser colocados?

A resposta é simples. Em primeiro lugar, analise a posição da fachada em relação ao sol para saber o nível de incidência solar nos ambientes. Cada projeto deve levar em conta que o direcionamento solar é específico para cada construção. Assim, profissionais devem analisar e executar esse serviço.

De forma geral, sendo a inciêndia do sol dentro de um ambiente uma variável é bastante específico. Tanto no turno da manhã quanto pela tarde, você deve analisar alguns fatores, como por exemplo:

  • Fachadas leste normalmente recebem sol pela manhã. Já as fachadas oeste tem maior incidência de sol durante a tarde;
  • Fachadas norte têm maior incidência de raios solares pela tarde;
  • Por fim, é possível que as fachadas norte também recebam raios solares de diferentes ângulos durante todo o dia.

Lembre-se que, para cada uma destas situações, existe um modelo mais indicado.

Como saber o posicionamento do brise na sua fachada

A forma mais simples para saber a escolha da posição dos brises na maior parte do Brasil leva em conta as diferenças das fachadas com brises horizontais e verticais

Quando usar o brise vertical

  • Em fachadas onde o sol bate com menos intensidade, como no leste, brises verticais são as melhores alternativas;
  • Já as fachadas sul têm uma incidência de sol muito menor. Sempre que possível, dê preferência aos modelos móveis. Eles serão muito mais eficazes.

Quando usar o brise horizontal

 Para a fachada norte, que recebe sol durante todo o dia, mas numa posição mais a pino, prefira os brises horizontais;

  • A fachada sul, que tem uma incidência de sol muito menor, pode necessitar menos da implantação de brises.

É claro que, além dessas questões, você também deve avaliar outras questões como discrição, onde é possível reduzir a visibilidade dos ambientes para quem vê de fora.

Você tem várias formas de adaptar a utilidade do uso deste elemento em qualquer construção. E claro, além disto a escolha do material também é importante. Assim, recomenda-se que seja levado em conta o uso de materiais com melhor custo-benefício, como os brises metálicos, os quais a Refax trabalha.

Por fim, agora que você tem informações importantes sobre o posicionamento de fachadas com brises horizontais e verticais, não deixe de conferir todos os produtos que a Refax tem para você. Visite nosso site e confira nossos produtos, serviços e informações para ajudá-lo.

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp