Painel para fachada residencial: Como escolher?

Dicas 24/01/2024

O painel para fachada residencial é um grande aliado na proteção da casa principalmente contra o sol, sem deixar a estética de lado. É um material versátil que serve de isolante térmico e acústico. Essas características, somadas à variedade de modelos disponíveis fazem dele uma opção prática e bonita para complementar diversos designs arquitetônicos.

Mas, com todas essas vantagens, pode surgir a dúvida: como escolher o painel para fachada residencial ideal para minha construção? A seleção do painel certo pode fazer toda a diferença tanto na parte externa da casa como também no interior. 

Quer saber como? Então leia o texto até o fim!

Quais são os tipos de painel para fachada residencial? 

Os tipos de painel usados em fachadas residenciais variam de acordo com o material usado. Cada modelo tem suas qualidades, oferecendo um estilo único para a frente da casa.

O painel para fachada residencial metálico é um tipo moderno e bastante popular devido a sua resistência e durabilidade, superior à de outros materiais. O metal oferece o melhor acabamento, preservando a identidade visual da fachada, e pode ser combinado a soluções isotérmicas, o que contribui para a redução do consumo de energia elétrica. Portanto, é uma opção com ótimo custo-benefício.

Na lista abaixo, incluímos os principais tipos de painel metálico e suas características.

  • Revestimento metálico modular: uma das maiores vantagens desse modelo é a sua versatilidade. As peças podem ser mudadas de lugar facilmente para ser instaladas em outro prédio em caso de mudança, por exemplo. E por falar na instalação, é um processo bem simples, basta encaixar as partes no local desejado;
  • Revestimento metálico linear:  esse tipo tem um dos melhores custos-benefícios, sendo assim, uma ótima solução para o revestimento de grandes fachadas. O revestimento metálico linear protege o ambiente dos raios solares sem deixar o lugar totalmente escuro. Isso porque ele pode permitir a entrada de certa quantidade claridade e ventilação, proporcionando uma atmosfera mais agradável ao local;
  • Brise metálico colmeia: esse tipo de material tem o diferencial de servir como revestimento e também como parte da decoração da fachada. Os encaixes das grelhas, o tipo de metal usado e a espessura permitem um certo grau de personalização, tornando cada fachada única. Além disso, ele serve de suporte para luminárias embutidas e fios elétricos. Dessa forma, o ambiente continua iluminado e ventilado na medida certa. 

Como escolher o melhor painel para fachada residencial? 

Como deu para notar, existem diversas opções de painéis para complementar uma fachada residencial. É por isso que na hora de escolher é preciso pensar no resultado que você ou seu cliente querem para a fachada, levando em conta fatores como:

  • Incidência da luz solar;
  • Necessidade de isolamento térmico e/ou acústico;
  • Privacidade;
  • Durabilidade do material;
  • Orçamento disponível.

Ou seja, no fim das contas você precisa escolher a opção de painel para fachada residencial com o melhor custo benefício. Aquela que possui os atributos desejados, mas que não vai consumir todo o dinheiro destinado para a obra. 

Nesse caso, o melhor a se fazer é procurar a Refax. Nós temos 30 anos de experiência em entregar as melhores soluções arquitetônicas! Confira nosso portfólio agora mesmo para conhecer nossos produtos!

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp

Para continuar, resolva a questão abaixo: