Tipos de forros para teto: Saiba como escolher a melhor opção!

Dúvidas 07/02/2024

Em uma obra ou reforma, muitos pontos devem ser levados em consideração, incluindo qual dos tipos de forros para teto será usado. Um bom revestimento serve como isolante térmico e acústico e também oculta fiações, vigas e dutos, deixando o cômodo mais bonito. Assim, essa decisão vai influenciar tanto na estética quanto no conforto do ambiente. 

Com a grande variedade de tipos de forros para teto disponíveis no mercado, é fundamental entender os benefícios de cada um. Somente assim você poderá fazer a escolha certa para a sua obra. 

Pensando nisso, criamos este guia rápido sobre os principais tipos de forro. Veja quais são as características e vantagens de cada revestimento para o ambiente.

Quais são os tipos de forros para teto? 

Para ajudar na sua decisão, listamos diferentes tipos de forro metálico que podem complementar sua construção.

Forro metálico Baffle

O forro metálico Baffle é idealpara aeroportos, estações rodoviárias e ferroviárias, salas de convenções, shoppings, entre outros. É composto por painéis verticais altamente resistentes e duráveis.

Este revestimento oferece ampla liberdade criativa para os arquitetos em termos de decoração. Os painéis podem ficar de diversas maneiras, permitindo a formação de padrões geométricos. Além disso, também é possível combinar diferentes alturas entre os painéis.

Forro colmeia

O forro tipo colmeia tem esse nome devido ao padrão formado pelas grelhas, semelhante às colmeias ou favos de mel. Ele é altamente durável e resistente à água, impactos e deformações.

Além disso, permite a personalização, pois é possível escolher o tipo de metal (alumínio ou aço inox), a espessura e tamanho (em metros quadrados). Por causa dessa variedade, esse tipo de forro cabe perfeitamente m diferentes projetos comerciais ou industriais.

Forro linear juntaplena

Por ser 100% lavável, este tipo de forro é indicado para locais úmidos e que demandam limpeza frequente. Essa característica faz dele a opção ideal para hospitais, cozinhas industriais, lavanderias, saunas, banheiros, etc. Seu visual moderno também o torna interessante para prédios residenciais e fachadas. 

Seus painéis passam por um tratamento que inclui a aplicação de primer, pintura e esmalte a base de poliéster para garantir alta resistência e durabilidade.

Forro linear juntaseca

O forro juntaseca tem um aspecto suave e uniforme, pois as linhas de encaixe entre os painéis ficam praticamente invisíveis. Ele é compatível com diversos modelos de luminárias, que podem até ser embutidas no forro, sprinklers, difusores de ar-condicionado, manta acústica e mais. 

Este é mais um dos tipos de forros para teto que podem ser aplicados tanto em ambientes internos quanto externos.

Forro modular

O forro metálico modular é prático e muito versátil.  Sua composição se configura em bandejas de dimensões variáveis apoiadas em estruturas. Com isso, sua instalação é bem rápida, permitindo ajustes e customização conforme as necessidades do espaço.

Além disso, é um excelente isolante acústico, térmico e tem resistência ao fogo.

Tipos de forro para teto: qual escolher? 

Para definir o forro perfeito para a sua construção, considere fatores:

  • Características do forro: nem todos os materiais são adequados para todos os ambientes. Por exemplo, se o revestimento será em sauna, você precisa ter certeza de que ele suporta umidade e calor. Caso contrário, não irá durar muito;
  • Instalação e manutenção: quanto custa a instalação do forro? E a manutenção, é muito frequente? Você precisa colocar esses detalhes na balança para não gerar dores de cabeça e gastos futuros;
  • Decoração: nem todos os tipos de forro vão combinam com seu projeto. Por isso, além dos benefícios do material, avalie também se ele combina esteticamente com o ambiente de destino;
  • Orçamento: ter um valor definido para a compra do forro limita suas opções, mas também pode ser bem útil. Assim, isso vai permitir que você direcione sua busca para as opções que oferecem os melhores benefícios dentro das suas possibilidades financeiras

Outra dica valiosa é buscar os fornecedores certos para encontrar os melhores produtos. Nesse sentido, na Refax, oferecemos uma ampla variedade de tipos de forros para teto, todos fabricados internamente com matérias-primas 100% brasileiras. Essa é nossa forma de assegurar que você terá acesso a revestimentos com o mais alto padrão de qualidade e de fácil manutenção. 

Garanta o melhor para seu projeto com os produtos da Refax!!

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp

Para continuar, resolva a questão abaixo: