Saiba como o brise móvel na fachada pode beneficiar no controle de luz e outros aspectos

Dicas 23/06/2021

Hoje vamos abordar a importância do brise móvel na fachada. Este é o termo abreviado do francês brise-soleil e, traduzindo, significa “quebra-sol”. Hoje em dia, o item se tornou peça essencial para qualquer projeto arquitetônico.

Como o nome em português já sugere, um brise tem a função de controlar a entrada da luz solar no ambiente. Mas isto não é tão simples assim. Um brise pode ser fixo, móvel, horizontal ou vertical, dependendo do tipo de projeto arquitetônico.

E no caso do brise móvel para fachada, para o item ser totalmente eficiente, é necessário fazer cálculos com cartas solares na localidade onde ocorrerá a instalação.

Uma carta solar consiste em uma representação gráfica que traz informações da trajetória do sol ao longo do dia, durante um ano. A partir da leitura da carta solar da região, são definidos, por exemplo, a posição e tipo de brise que será utilizado.

Portanto, antes de implementar um brise móvel na fachada da sua edificação, é preciso pesquisar as vantagens e as melhores opções no mercado. A Refax pode te ajudar a esclarecer dúvidas relacionadas aos vários tipos de brises.

Brise móvel para fachada e suas vantagens

Um brise apresenta diversas vantagens para a construção. Controlar a entrada da luz solar em um ambiente interfere também em outros aspectos, seja em um ambiente profissional ou particular. Assim Confira as principais vantagens do brise móvel para fachada:

  • Economia de energia: um brise móvel, ao controlar a entrada de luz solar no ambiente, reduz a necessidade de ar condicionado. Além disso, ao utilizar melhor a luz natural, também há um menor uso da luz artificial;
  • Fornece privacidade: seja em ambientes de negócios ou particulares, a privacidade é muito importante. Por isso, um brise móvel impede que quem está do lado de fora observe o que ocorre dentro do ambiente;
  • Agrega na estética da construção: bem planejado, um brise móvel acrescenta beleza e charme à arquitetura do ambiente;

Porque utilizar esse modelo de brise?

No geral, existem dois tipos de brises: o horizontal e o vertical. Eles também podem ser fixos ou móveis. Cada um tem indicação para determinado tipo de ambiente, de acordo com vários aspectos.

Um brise fixo é preso na fachada, com um ângulo fixo estabelecido, sem possibilidade de alteração. Esse tipo de brise tem grande uso em projetos comerciais, pois evitam a constante movimentação das lâminas por várias pessoas.

Já o brise móvel permite que a posição das lâminas mude de acordo com a necessidade. Neste modelo, as lâminas são unidas por uma barra de comando. Quando acionada, essa barra faz com que as lâminas se movimentem, aumentando ou diminuindo a entrada da luz solar.

Brise móvel metálico da Refax

Cada tipo de brise móvel tem suas vantagens. O brise metálico, por exemplo, tem maior leveza e facilidade de limpeza e instalação. Ele pode ser ideal para seu projeto.

Assim, se você optar pelo brise metálico, a Refax oferece uma linha completa de brises feitos com esse tipo de material. Além disso, a Refax conta com profissionais especializados para te ajudar a escolher o melhor brise para sua edificação.

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp

Para continuar, resolva a questão abaixo: