Confira as principais vantagens visuais que o brise móvel acrescenta ao ambiente

Dicas 26/08/2020

Para aplicação em salas comerciais ou residenciais, os brises têm ganhado mais atenção no que diz respeito às atuais construções, inclusive pelas diversas apresentações deste elemento de forma prática e criativa.

Trata-se, portanto, de alternativa arquitetônica que reduz a luz e mantém ventilados os ambientes. Desta forma, é importante conhecer os tipos e modelos de brises disponíveis. É a partir deste conhecimento prévio que se escolhe com mais propriedade o modelo ideal de brise. É por meio desta familiarização que se compreende tipo ou modelo que melhor atende a necessidade do espaço ou empreendimento. 

Metálicos, de madeira ou vegetais, também são utilizados em projetos residenciais de alto padrão, atuando funcional e esteticamente. Portanto, confira os diferentes tipos de brises e suas vantagens visuais:

Brises metálicos

Geralmente produzidos em aço-carbono ou alumínio, vezes fixados na própria estrutura do edifício, quanto colocados entre placas de vidro. Vidro é mais recomendado para edifícios altos devido a carga de vento. Sendo assim, entre os benefícios desse tipo de brise, destaca-se:

  • Mais leveza, afetando pouco a carga na estrutura;
  • Produção em indústria, garantindo maior controle de qualidade e disponibilidade de garantia;
  • Maior precisão na construção;
  • Facilidade de limpeza e instalação.

Brises de madeira

Podem ser confeccionados em diversos tipos de madeira, como Jatobá, Cedro e Garapeira. Porém, os confeccionados em madeira de demolição têm sido os mais recomendados, por questões ecológicas e financeiras. Dessa forma, entre as vantagens desse tipo de brise destaca-se:

  • Conforto térmico e visual;
  • Questão estética em projetos arquitetônicos;
  • Sustentabilidade com uso de madeira de demolição.

Brises vegetais

Semelhantemente como brises verdes, são compostos de suportes na parte externa, onde ficam as plantas. Geralmente, utiliza-se trepadeiras, sistema com irrigação e fertilização automatizada, para pouca manutenção. Assim sendo, entre as vantagens apresentadas por esse tipo de brise, podemos destacar:

  • Criação de um microclima fresco nos ambientes internos, aumentando ainda mais a eficiência energética da edificação;
  • Atenuam a passagem de ruídos externos para o empreendimento;
  • Manutenção simples, portanto, precisa apenas de podas regulares e eventuais acréscimos de adubo.

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp