Principais e mais importantes detalhes para o planejamento de projetos de brises

Sem categoria 06/01/2021

Um dos aspectos mais importantes para uma construção é o detalhamento de brises. Também chamadas de telas solares, esses itens instalados em fachadas oferecem diversos benefícios para o interior dos edifícios. Seus principais objetivos são levar conforto, funcionalidade e estética para as construções. 

Crédito: Divulgação.

As vantagens vão desde um melhor aproveitamento da luz natural até o aprimoramento do conforto térmico nos ambientes. Recomenda-se brises principalmente para fachadas que contém grandes painéis de vidro, pois quando expostos à luz solar diretea aumentam a temperatura no interior. Assim sendo, o detalhamento de brises faz toda a diferença.

  • O que são os brises? Esse recurso arquitetônico consiste em lâminas, que podem ser feita de diversos materiais e tamanhos, instaladas conforme o desejo de cada cliente: vertical ou horizontalmente. Indicam-se brises para edificações com fachadas voltadas para o norte que recebem exposição solar durante o dia inteiro.

Saiba mais sobre esse assunto a seguir e saiba que a Refax oferece as melhores alternativas na hora de você adquirir brises para a sua fachada.

Planejamento e detalhamento de brises 

Trata-se de um projeto com o principal objetivo de atingir a eficácia máxima, por isso deve-se planejar a instalação de brises com antecedência. Isto porque o seu uso varia conforme a estação do ano, por exemplo. No verão eles bloqueiam o excesso de calor pelos raios solares enquanto que, no inverno, eles evitam a perda do calor nos interiores. 

De ambas as maneiras os brises auxiliam na eficiência energética das construções, visto que diminui o uso de energia elétrica por aproveitar a luz natural do dia e economiza no aquecimento ao preservar o calor recebido. 

Detalhamento de brises 

Para garantir o melhor para sua fachada, existem alguns detalhes sobre os brise que devem se considerar antes de escolher para a instalação. O detalhamento de brises pode ser feito considerando:

  • Forma: os brises podem ser produzidos em diversas formas: retangular, quadrada, elíptica, redonda, etc. Além disso, os elementos vazados como cobogós e muxaribis também são opções de brises;
  • Mobilidade: ao planejar a instalação dos brises nas fachadas é possível escolher entre lâminas fixas ou imóveis. Dependendo do posicionamento as lâminas fixas  assentar muito bem à construção e executam sua função perfeitamente. Porém, por outro lado, dem se ajustar os brises móveis conforme a posição e entrada de luz solar;
  • Material: os brises podem ser feitos de diversos materiais, madeira, alumínio, ferro, plástico e concreto. A escolha deve ser feita conforme o objetivo e planos do cliente para sua fachada, pois cada material acrescentará algo diferente para o design da edificação;
  • Posição: os brises podem ser instalados tanto dentro quanto fora dos ambientes, sua eficiência será a mesma em ambos os casos. A única diferença será quanto à manutenção e limpeza, que é mais fácil quando os brises são internos.

Independentemente da sua escolha, os brises são fáceis de transportar e instalar, visite o site da Refax e entre em contato conosco para esclarecermos todas as suas dúvidas. 

 

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp