Fachadas de Prédios: elementos essenciais e tendências modernas

Fachada Comercial 09/08/2023

As fachadas de prédios são elementos que estão constantemente em discussão principalmente nas grandes cidades. Hoje em dia o grande desafio é aliar praticidade, beleza e sustentabilidade nos projetos arquitetônicos. 

E as fachadas contribuem muito para o sucesso ou não do projeto. Assim sendo, nesse artigo vamos falar um pouco sobre os elementos essenciais e tendências modernas desse segmento. 

Toda fachada de prédio precisa contar com alguns elementos indispensáveis. Dessa forma, é essencial aliar isso às tendências sofisticadas que surgem ano a ano. Então, dito isto, vamos ver mais detalhes sobre o assunto. 

Principais elementos para o design de fachadas

Pensando também em fachadas de prédios comerciais, é preciso levar em conta vários aspectos. A fachada, muitas vezes, atua como o cartão de visita de um empreendimento. 

Mas não estamos falando apenas de comunicação visual. A identidade visual da sua empresa como um todo precisa seguir diversas normas e leis. Por exemplo, a colocação de placas, letreiros e outros elementos na fachada precisa seguir diretrizes específicas. 

Nesse sentido, cada cidade possui sua própria legislação a respeito do tema. Assim sendo, o primeiro passo ao dar atenção ao design de fachadas é ficar atento ao cumprimento da lei. 

Feito isso, você deve apostar em materiais e elementos sustentáveis, fáceis de instalar e que tenham manutenção facilitada. Além de, claro, dar extremo valor para a questão estética. A fachada da edificação precisa apresentar um ar de modernidade e sofisticação.

E aqui podemos citar dois bons exemplos de elementos que vão agregar na sua fachada: os brises e os revestimentos metálicos. 

Esses dois itens podem fazer a diferença para o seu negócio e apresentam vantagens incríveis, que incluem:

  • Alta resistência e durabilidade;
  • Facilidade de instalação, limpeza e manutenção;
  • Custo-benefício excelente;
  • Versatilidade e fácil adaptação a diferentes tipos de projetos. 

Conheça as tendências em projetos de fachadas de diferentes prédios

Agora vamos ver algumas tendências em projetos de fachadas nos mais diferentes tipos de prédios.

  • Layouts diferenciados: para as fachadas, esse fator é essencial para uma edificação, principalmente quando falamos em prédios comerciais. É preciso pensar no impacto visual positivo que o projeto pode causar nas pessoas que transitam pelo local;
  • Cores: não precisamos bem falar sobre a importância das cores na fachada de um prédio. Nesse caso, ao optar por elementos como brises e revestimentos, também dê muito valor para a questão das cores desses materiais;
  • Elementos de destaque: cada vez mais os arquitetos buscam esse recurso, o objetivo é dar um ar diferenciado às fachadas. Isso inclui, por exemplo, até mesmo a presença de vegetação;
  • Equilíbrio: você já deve ter ouvido falar em poluição visual. Na tentativa de criar fachadas diferentes e que chamem a atenção, alguns projetos acabam criando algo prejudicial para o visual da fachada. Hoje em dia isso já caiu por terra e é essencial encontrar um equilíbrio para evitar esse problema. 

Esse é um pequeno panorama sobre as fachadas de prédios. Caso você busque fachadas modernas e versáteis, entre em contato com a Refax. Podemos ajudá-lo na questão dos elementos modernos e sofisticados para a sua fachada. Entre em contato e veja como podemos transformar a sua edificação.  

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp

Para continuar, resolva a questão abaixo: