Entenda como projetar e dimensionar brises em uma obra

Dicas 23/02/2022

É necessário ter vários conhecimentos para projetar brises horizontais em uma obra. O brise traz diversos benefícios para um projeto arquitetônico, mas para usá-lo em uma obra é necessário saber como projetar para que ele funcione adequadamente e traga de fato as vantagens que tem capacidade de trazer ao projeto.

Por isso entenda neste artigo quais são as principais características e benefícios deste material e também saiba como projetar brises horizontais.

Conheça os principais benefícios do brise

Neste tópico você conhece alguns dos diversos benefícios e características do brise. Assim você entenderá melhor porque projetar brises horizontais para o seu projeto pode deixá-lo ainda melhor.

  • Ventilação
  • Proteção solar
  • Versatilidade
  • Modernidade
  • Iluminação

Saiba como utilizar o brise da melhor forma

É necessário ter certos conhecimentos para projetar brises horizontais. O primeiro deles é entender e conhecer a carta solar. Para que possa posicionar corretamente o brise no seu projeto. Erros podem tornar a instalação errada e fazer com que todo o projeto fique ruim, perdendo os benefícios que o brise pode proporcionar quando colocado adequadamente.

O que é uma carta solar

A carta solar serve como um controle da incidência solar sobre o projeto. Dependendo de vários fatores como a localização da cidade, a carta solar indica a trajetória do sol neste ponto ao longo do dia.

Assim é possível entender como colocar o brise da forma correta, conseguindo aproveitar a incidência solar da melhor forma.

Onde encontrar a carta solar

Existem diversos softwares onde é possível obter a carta solar. Sendo que alguns deles são gratuitos. Um bom exemplo de software onde é possível encontrar a carta solar que você precisa é o programa gráfico SOL-AR. É necessário baixar o aplicativo no seu computador para usá-lo.

Esse tipo de aplicativo é muito mais simples de usar do que se imagina, sendo bem intuitivo. Ele indica o dia do ano, hora do dia, a altura que o sol vai estar e a angulação do sol em relação ao norte.

Para projetar brises horizontais corretamente é muito importante ter essas informações. Por isso não abra mão da carta solar.

Como dimensionar e posicionar brises

A princípio é importante lembrar que existem especialistas que devem ser consultados para dimensionar e posicionar corretamente os brises. Mas é possível sim aprender mais sobre como dimensionar e posicionar brises, mesmo sem ser especialista no assunto.

Existem os ângulos alfa, beta e gama. E o ângulo alfa é usado para projetar brises horizontais. O alfa tem 60°.  Sabendo disso é necessário saber qual período do ano que é mais necessária a proteção solar na sua cidade e avaliar a carta solar.

Esse é o processo usado para dimensionar e posicionar brises, porém sempre contrate um profissional qualificado para obter um resultado adequado. E por fim lembre-se que o momento da instalação é tão importante quanto o do projeto, por isso tenha profissionais adequados na equipe para realizar a instalação do brise no seu projeto.

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp