Brise-soleil: entenda o que é e quais são as vantagens

Sem categoria 12/07/2023

A expressão “brise-soleil” tem origem francesa e significa “quebra-sol”. E apenas essa tradução já explica muita coisa. Conhecido aqui no Brasil apenas como brise, esse acessório consiste em uma parte fundamental de projetos arquitetônicos. 

 

Assim, o brise é formado por lâminas (na grande maioria das vezes), que estão dispostas de forma estratégica na parte externa das edificações. Conhecidas como aletas, elas são colocadas em frente a janelas e fachadas. 

E elas desempenham diversas funções, como, por exemplo, controlar a incidência da luz solar no ambiente e aumentar a privacidade. 

Nesse sentido, existem diversos tipos de brises disponíveis no mercado. E, no artigo de hoje, vamos falar mais sobre eles. Veja a seguir as vantagens do brise-soleil, os tipos de brise-soleil e suas características. 

Principais vantagens do brise-soleil

Poderíamos elencar inúmeras vantagens do brise-soleil. Mas vamos destacar as 6 principais, que com certeza farão você pensar seriamente em agregar esse item no seu projeto:

  • Eficiente controle da incidência da luz solar no ambiente. É possível posicionar ou ajustar as lâminas para controlar a entrada da luz solar no cômodo;
  • Bloqueio completo de entrada de luz natural. Em alguns casos, quando é preciso bloquear por completo a entrada da luz, o brise-soleil atende a essa necessidade perfeitamente; 
  • Aumento da privacidade no interior das edificações. Quem está do lado de fora do ambiente não tem uma visão completa da parte de dentro;
  • Controle térmico no ambiente. Principalmente em relação ao brise móvel (vamos falar sobre ele a seguir), é possível ajustar as lâminas com o objetivo de obter um melhor conforto térmico. Mas o que isso significa? Em dias quentes, o ajuste do brise possibilita uma diminuição da temperatura. Já em dias frios, é possível aumentar a temperatura, ajustando a entrada da luz solar;
  • Economia de energia. Controlando a incidência da luz solar, é possível economizar na conta de luz, gastando menos com aquecedores, por exemplo. 

Conheças os diferentes tipos de brise-soleil

Existem ao menos 4 tipos de brises e um deles pode ser o ideal para o seu projeto. Veja um resumo de cada um deles:

Brise Móvel

As lâminas desse brise são flexíveis, ou seja, você pode muda-las de posição de acordo com a sua preferência. Ele é ideal para quem deseja controlar a incidência da luz solar de forma mais eficaz. Também é ótimo pela questão da privacidade. Isso porque suas lâminas podem bloquear completamente a visão de quem está do lado de fora. 

Brise Fixo

Como o nome já diz, as lâminas desse brise ficam fixas na estrutura da edificação. Não é possível alterá-las de posição. Esse tipo de brise-soleil é ideal para indústrias e grandes empresas. Isso porque evita que as lâminas sejam mudadas de posição por várias pessoas de forma constante. 

Brise Horizontal

Nesse caso, as lâminas são instaladas no sentido horizontal. Este brise é perfeito para fachadas norte, pois elas recebem sol durante todo o dia. 

Brise Vertical

Por fim, aqui as lâminas ficam no sentido vertical, sendo ideais para fachadas leste (recebe o sol da manhã) e oeste (recebe o sol da tarde). 

Brise Soleil: conclusão

Em fachadas sul qualquer brise pode ser utilizado, pois a incidência de luz solar é muito baixa. Nesse sentido, um brise em fachadas sul tem como principal função o elemento estético. Aliás, a questão do design está em destaque em todos os tipos de brises. 

O brise-soleil ainda pode ser classificado de acordo com o material de fabricação. Um dos mais vantajosos e requisitados é o brise metálico. Se você quer saber mais sobre esse tipo de brise e suas vantagens, entre em contato hoje mesmo com a equipe da Refax.

Mais artigos Relacionados

Fale por Whatsapp

Para continuar, resolva a questão abaixo: